sábado, 30 de junho de 2012

FATORES INTERNOS QUE CAUSAM AS DOENÇAS SEGUNDO A MTC -PARTE 2

TRISTEZA:
Privação da alegria e da vontade de viver. Acarreta uma perda de energia e de entusiasmo pela vida, mesmo pelas coisas mais cotidianas. Quando tem um motivo específico e é passageira , a tristeza tem a função de nos realinhar e nos fazer reavaliar uma situação. Também pode causar uma dor profunda que sirva de arranque e motivação para mudar. Mas também há uma tristeza que se converte em depressão, caracterizada por sentimento de desespero, culpa e impotência. Essa emoção  se manifesta em menor capacidade de concentração, alteração de memória, perda ou aumento de peso, fadiga e pertubação do sono. A tristeza enfraquece o Chi do pulmão, agita e contraio coração. Pode manifestar-se como dispneia, cansaço, choro. Um excesso de tristeza leva a quadros depressivos
MEDO:
Consiste de várias emoções e se liga á autopreservação e á sobrevivência. É uma experiência ruim acompanhada de um impulso de fuga ou de uma paralisação para enfrentar o inimigo.O medo provoca nas pessoas uma reação de adrenalina para agir o mais rapidamente possível, preparando o corpo para uma reação de luta ou fuga. Você fica alerta, inquieto, assuma uma postura  defensiva , tensionado a musculatura do tronco, deixando o roto pálido e a boca seca. imediatamente o corpo fica imobilizado , mesmo que por pouco tempo, para que você tome a decisão de agir ou se esconder. O som do medo é o grito ou o choro. O medo faz o Chi do rim descender, relaxando os esfíncteres e causando incontinências urinária e anal.
ANSIEDADE
Estado e hiperexitação e de alta estimulação, a ansiedade pode ser considerada uma resposta fisiológica normal ás mudanças ambientais. Nesses caos, essa emoção permite maior capacidade de sobrevivência e adaptabilidade ´s constantes mudanças. Porém, na maioria das vezes, a ansiedade costuma ser exacerbada. Aí há diminuição de rendimento intelectual, sudorese, taquicardia, dor de cabeça, sensação de desmaio, falta de ar, sensação de nó na garganta, sensação de estômago embrulhado. Pessoas ansiosas são inquietas, agitam-se diante de tudo , não sabem esperar.
Assim como o excesso de alegria, a ansiedade dispersa o Chi do coração e agita a consciência. Também pode causar problemas no fígado e nos ruins.
CHOQUE:
Abalo emocional muito intenso, o choque suspenda o Chi, afetando o coração e os rins.Causa taquicardia, insônia, falta de ar, sudorese noturna, zumbido e boca seca.

FONTE: medicina Chinesa -Acupuntura e fitoterapia, Ed. Caras.

Nenhum comentário: