segunda-feira, 25 de junho de 2012

GRAUS DE EVOLUÇÃO DA CELULITE

ESTÁGIO 1: Nesse estágio, as células de gordura apresentam um leve aumento de volume. A região afetada não apresenta modificação circulatória e nem tecidos de sustentação, mas apenas uma deterioração dos vasos sanguíneos. Mão há sinais visíveis na pele e nem dor.

A função dos vasos sanguíneos é transportar nutrientes, oxigênio e água pelo corpo, para todos os tecidos que deles precisam.Mas, quando atacados por radicais livres e inflamações, eles se enfraquecem e permitem que a água que estava sendo levada para as células escape e fique retida fora delas, provocando o inchaço.
então, á medida que os vasos sanguíneos se danificam, eles vão perdendo a capacidade de levar nutrientes e oxigênio para a pele, a água passa a vazar mais e as células de gordura começam a inchar-se e a agrupar-se. A derme, por sua vez, começa a fica seca e a perder a sua elasticidade.



ESTÁGIO 2: Aqui, as células de gordura ficam ainda mais inchadas e começam  a pressionar a derme, que se torna cada vez mais frágil. Isso também dificulta o fluxo sanguíneo, impedindo os nutrientes de chega á pele, enfraquecendo-a ainda mais.Nesse estágio, a água retida fora das células se acumula mais nas áreas afetadas, mas os efeitos na superfície da pele ainda são muito pequenos. o aspecto "casca de laranja" surge quando a pele e apalpada ( teste do beliscão), mas alguma desigualdade na pele já pode ser vista.

ESTÁGIO 3: Nesse estágio, que é uma evolução do anterior, a deterioração dos vasos sanguíneos começa a afetar o metabolismo dos tecidos da pele. Com a perda de nutrientes dos vasos sanguíneos, o corpo passa a produzir menos proteínas, vai perdendo a capacidade de reparar-se e isso leva ao afinamento da derme. A fibrose se instala e podem aparecer vasinhos e micro varizes, além da sensação de peso e cansaço nas pernas. O aspecto de "casca de laranja" é visível mesmo sem se beliscar a pele, que também fica dolorida.
Quando a epiderme está danificada e fraca, a celulite aparece o tempo todo.

ESTÁGIO 4: Esse é o estágio mais grave da celulite. O inchaço das células de gordura é enorme, o tecido de sustentação se encontra muito endurecido, ha a formação de nódulos e a circulação sanguínea já está bastante prejudicada. A pele apresenta profundas depressões e um aspecto acolchoado.
As pernas ficam pesadas, inchadas e doloridas, e a sensação de cansaço é frequente, mesmo sem esforço.
Observam-se covinhas naturalmente, que a pessoa esteja em pé ou deitada( comum em mulheres na menopausa e em pessoas obesas).


FONTE: Chega de celulite, como tratar e prevenir- Rodrigo Vaz, ED. Ediouro.
IMAGENS: Site de pesquisas do Google.

Nenhum comentário: