sábado, 30 de junho de 2012

FATORES INTERNOS QUE CAUSAM AS DOENÇAS SEGUNDO A MTC -PARTE 1


Os fatores internos que nos causam doenças relaciona-se ao CHI e JING e estão intimamente ligados ás nossas emoções. Cada emoção que você sente mobiliza o seu corpo e sua mente para enfrentar um determinado desafio, criando um enlace com a cognição e a fisiologia e podendo gerar desequilíbrios. A palavra  EMOÇÃO vem do latim movere, que é a junção de mover e do sufixo e,  que significa afastar. Ou seja: emoções são impulsos para uma ação imediata com a finalidade de lidar com a vida.
Sensação e comportamento criam uma resposta fisiológica interna ao estímulo recebido e este todo inter-relacionado é a emoção propriamente dita. De forma bem simples: emoção é uma maneira expressada pelo comportamento.
Assim como alterações no clima, as emoções não necessariamente boas ou ruins por si sós.Variando com a idade, pressão social e do meio ambiente e com o momento d vida que você atravessa, uma emoção pode adquirir um grau maior ou menor de intensidade re de importância , repercutindo no seu organismo.
Quando fluem harmoniosamente, as emoções não interferem na saúde. Mas quando alteram o fluxo do Chi e desarmonizam yin e yang, elas nos fazem adoecer. DE toda a gama de emoções que o ser humano conhece, cinco são as que mais frequentemente interferem na harmonia de nossa essência, causando doenças.
RAIVA:
 Gera o comportamento de agressão ou ataque, do tipo ofensivo  ou defensivo. É a ira elevada ao mais alto grau: um sentimento incômodo de que algo não está bem, o que gera insatisfação e frustração. Quase toda raiva é cheia de razões. As pessoas quando furiosas sentem-se prejudicadas e acham necessário consertar a injustiça. quando as coisas não acontecem como desejamos, arma-se as condições para que ocorra a raiva. Essa emoção é diferente do ódio, emoção negativa sem nenhuma virtude, que corrói a pessoa por dentro, envenena a alma.
A raiva  afeta primordialmente o fígado. Se o acesso se dá durante a refeição, pode agredir também o estômago e o baço. As expressões dessa emoção são o grito e o movimento de arrancar.
ALEGRIA
Aquela sensação de leveza, que nos causa prazer e faz a vida valer a pena é uma emoção positiva. A sensação de felicidade causa alteração biológica: sentimentos negativos são inibidos e você experimenta tranquilidade, o que ajuda o organismo a se recuperar de situações perturbadoras, Porém, o excesso de alegria pode causar desequilíbrio.
É o caso de otimismo exagerado, que se traduz numa autoconfiança tão intensa que pode levar ao delírio de grandeza. Nesse momento, o bom humor se transforma em arrogância, o sono não é mais necessário, o erotismo pode ser exagerado.
O excesso de alegria  afeta principalmente o coração e a mente, tornando confusos os pensamentos. O Chi do coração se dissolve e a mente não se concentra. São as pessoas que riem á toa, falam demais ou muito pouco, não conseguem se fazer  entender. A fragilidade do Shen (mente) pode ser vista como palidez, apatia, falta de vontade e alegria de viver. Se o coração for perturbado, não consegue armazenas Shen e podem ocorrer estados de depressão e mania.
PREOCUPAÇÃO:
Emoção relacionado com a obsessão com a racionalização excessiva. É uma idéia fixa que absorve a mente e a inquietação resultante dessa idéia. A preocupação estanca e depaupera o Chi do baço-pâncreas que não tem força para efetuar sua função de transporte e transformação, causando diarreia, anorexia e cansaço. Também diminui o Chi do pulmão, podendo gerar ansiedade, ombros arqueados e rigidez do pescoço.
FONTE:Medicina Chinesa- Acupuntura e fitoterapia -Ed. Caras.
IMAGENS: http://medicinatc.blogspot.com.br

Nenhum comentário: