quinta-feira, 28 de junho de 2012

A morada dos Humores na MTC

Veja aqui quais são os cinco grandes órgãos e como eles se relacionam com os elementos da natureza e com nossos estados mentais:


       
    FÍGADO: ELEMENTO: Madeira
    Representa a adaptação ao meio. Está ligado á memória, áquilo que sobrevive do passado no subconsciente de cada um. é nosso arquivo de emoções.Em desequilíbrio gera raiva e mágoa.
    A energia do fígado e da vesícula, responsável pela virilidade, é purificada durante a madrugada. Não há outro horário para esse processo ocorrer.Por isso, a MTC recomenda que se durma cedo, antes das 23 horas. A falta de respeito aos ritmos da natureza de uma das mais comuns causas de doenças.


    BAÇO/pâncreas : ELEMENTO: Terra- Responsável pela produção e transformação. Representa as regras, a racionalidade e em desequilíbrio gera preocupação e obsessão.

    PULMÃO: ELEMENTO: Metal- Purifica e solidifica.Representa a intuição, funcionando como uma antena e em desequilíbrio gera tristeza.

    RINS: ELEMENTO: Água- Representa os sentidos, ação e reação. Relacionado á determinação para realizações pessoais, á força de vontade e em desequilíbrio gera medo.
    CORAÇÃO: ELEMENTO : Fogo -Corresponde á mente e representa a consciência e a espiritualidade. O CHI do coração tem a ver com pensamento, afeto, integração, cognição, criatividade, sabedoria e vivência e em desequilíbrio gera ansiedade.
    Numa pessoa saudável, cada elemento gera energia para o outro e para órgãos correspondentes. Assim mantemos nosso equilíbrio , uma sensação de plenitude e bem-estar. Se o ciclo energético é bloqueado, a doença se instala.

    FONTE :MEDICINA CHINESA Acupuntura e Fitoterapia -Ed. Caras.
    IMAGENS: Site de busca de imagens Google.

    Nenhum comentário: