quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SHANTALA

A massagem dos bebês é uma arte tão antiga quanto profunda. Simples, mas difícil. Difícil por ser simples. como tudo o que é profundo” (Frédérick Leboyer).

Fale com o bebê com os olhos, com as mãos. Com o seu ser.”. (Frédérick Leboyer).

História
A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher numa calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformassem tudo a sua volta.Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Ela, admirada pelo interesse em uma prática tão simples e corriqueira, aceitou. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos. Em homenagem a essa mãe, o nome da técnica de massagem em bebês chama-se Shantala. Na índia, essa prática não tem um nome específico, pois trata-se de uma atividade que faz parte da rotina de cuidados com o bebê.
Mas há um aspecto que transpõe as pesquisas científicas e suas comprovações: A relação Mãe-Filho/Pai-Filho. Foi esse encantamento, a relação, interação e vinculação que encantou Leboyer e que no Ocidente vem a ser uma forma dos pais apronfudarem o vínculo afetivo com seus bebêsObjetivos da Shantala
  • Peito
Facilita a ampliação da respiração traz equilíbrio e harmonia

Braços
Fortalece os músculos e as articulações. Ativam a circulação e o sistema nervoso, preparando o bebê para engatinhar e andar
  • Mãos :Estimula a coordenação motora ampla e fina
  • Barriga:

Facilita o funcionamento dos intestinos Elimina gases, trazendo alívio das cólicas Fortalece os músculos abdominais
  • Pernas:
Fortalece os músculos e as articulações Ativa a circulação Estimula o sistema nervoso preparando para engatinhar e andar
  • Pés :Estimula a sensibilidade plantar

  • Costas: Alivia a tensão acumulada entre as vértebras trás equilíbrio, eixo e harmonia
  • Rosto: Estimula a musculatura prepara o bebê para melhorar expressar os sentimentos, raiva, prazer, riso ou choro
Estando a criança inteiramente despida, o importante é que a massagem seja feita em local aquecido. O bebê não deverá jamais sentir frio. No verão, a massagem será feita de preferência ao ar livre. Depois, a criança ficará despida ao sol. Faz-se a massagem com óleo previamente aquecido. È preciso usar tão somente óleos naturais e dispensar os óleos minerais. A criança deve estar em jejum. Quer dizer que a massagem não deve ser feita depois da mamada no peito ou na mamadeira. É preferível permanecer em silêncio.Olhar apenas nos olhos da criança.
*Benefícios da Shantala:
Os benefícios são inúmeros, desde, como já disse, o aprimoramento do relacionamento mãe/bebê e pai/bebê, até um bom desenvolvimento psicomotor. Eliminam gases, cólicas, prisão de ventre, tranqüiliza o sono, gera confiança, e por tudo isso é altamente preventiva. Raramente o bebê que recebe essa massagem diariamente vem a adoecer.Os efeitos são imediatos. No mesmo dia o bebê já dorme melhor, as cólicas já diminuem. Atua em todos os níveis: físico, emocional, energético e espiritual. Ela é também bastante eficaz na prevenção de neuroses e no reforço do sistema imunológico, e pode ser igualmente aplicada em bebês com traumas de nascimento, carência afetiva e problemas neurológicos. A criança que é massageada se sentirá amada e, conseqüentemente, mais segura. Seu desenvolvimento psicomotor será muito melhor e a sua capacidade de amar, bem mais estimulada. A criança aprende a amar sendo amada, e a massagem trás esta sensação.O poder das mãos é incontestável; pelo tato, todas as tensões são dissolvidas, além do calor humano recebido. A Shantala proporciona toques tão necessários ao bebê, que para seus adeptos, irá contribuir no futuro, para que esse adulto seja mais equilibrado e harmonizado com o mundo e consigo mesmo.RECOMENDAÇÕES:
  • Recomenda-se que a massagem seja feita a partir de um mês , devido a mumificação do umbigo, e aconselha-se que se faça a massagem até ele completar um ano de vida.Porém a melhor idade para realizar é até o 6 meses, onde ele tem maior facilidade para aceitar a mesma.

  • Assegure se o bebê está consentindo na massagem antes de começá-la. Faça isso observando os sinais verbais ou não verbais.

  • Tente novamente mais tarde no mesmo dia se o bebê não responder positivamente.

  • Seja constante no horário da massagem, criando uma rotina que o bebê aguarde com prazer.

  • Procure um parecer profissional se perceber que o bebê está indisposto. A massagem é usada para melhorar o poder de cura do próprio corpo, mas não substitui medicações.

  • Pare a massagem e acalme o bebê se ele ficar aflito.

  • Para os bebês nascidos de cesárea é muito importante receber massagem, pois não receberam a massagem original da passagem pelo canal vaginal. Os bebês prematuros também são muito beneficiados pois geralmente ficam em incubadoras ao nascer.
  • A Shantala promove uma grande integração entre mãe e bebê e amplia a sensibilidade tanto de quem aplica como de quem recebe.

*Contra-indicação:
    Não massageie o bebê se ele estiver cansado ou com fome. O momento ideal é 1 hora depois de alimentá-lo.
  • Não massageie o bebê se ele tiver sido vacinado na semana anterior ou ainda estiver sofrendo reação da vacina.

  • Não massageie se ele estiver com erupções ou infecção de pele.

  • Não massageie se ele tiver algum problema nas articulações, ossos frágeis ou fraturas.

  • Não massageie o bebê contra a vontade ou não perturbe o sono dele para fazer-lhe uma massagem.

FONTE base: HTTP://bebe.abril.com.br  / http://shantalaparabebes.blogspot.com.br/ WWW.vivernatural.com.br/terapias/shantala

Shantala-Uma arte tradicional-massagem para bebês- Fréderick Leboyer-7ª edição

Nenhum comentário: