A ficha de anamnese, deve conter as seguintes informações:
Seção A - dados pessoais
1. Nome e endereço.
2. Número de telefone para contato (de dia ou à noite, ou celular).
3. Data de nascimento.
4. Estado civil.
5. Profissão: O tipo de trabalho do paciente pode causar estresse e
síndromes de uso excessivo, como lesões por esforço repetido (LER) OU
padrões anormais de postura, que levam a desequilíbrios da
musculatura postural e tensão muscular.
6. Endereço do clínico geral: Alguns pacientes preferem omitir detalhes de seu clínico geral e, naturalmente, tal decisão deve ser respeitada. Esses detalhes, contudo, às vezes se fazem necessários no evento improvável de uma emergência, e tê-los registrados por escrito é
uma medida adequada, principalmente quando se pensa numa emergência clínica, quando for preciso entrar em contato com o médico do paciente.
7. Consentimento para entrar em contato com o médico do paciente fora da situação de emergência: Tendo avaliado as informações obtidas na anamnese, as observações e o próprio tratamento, pode-se concluir que alguns aspectos são suficientemente significativos para ser passados ao médico do paciente. Isso, contudo, não pode ser feito sem o pleno consentimento do paciente, cuja autorização, portanto, deve ser solicitada no formulário da anamnese.
Seção B - sintomas e histórico
1. Sintomas atuais: O conjunto de sintomas que levaram o paciente a buscar a massagem é registrado nesta seção.
Os sintomas são relacionados por ordem de gravidade e de surgimento, e cada sintoma é analisado e relacionado com possíveis contra-indicações. As informações necessárias para a avaliação incluem a duração e a freqüência de cada sintoma, quaisquer fatores que aumentem ou
reduzam sua intensidade e o relato de seu aparecimento.
2. Histórico de tratamentos anteriores e atuais: Detalhes de todos os tratamentos atuais e recentes são registrados; no caso de qualquer desses detalhes suscitar dúvidas sobre a adequação do tratamento por massagem, a autorização para este tratamento deverá ser obtida com o médico do paciente.
3. Condições: Qualquer problema de saúde que o paciente tenha é registrado aqui. Essa informação é necessária para ajudar no delineamento de um quadro geral da saúde do paciente e para estruturar o programa de tratamento.
4. Medicação: Embora os pacientes geralmente se disponham a Oferecer detalhes de seu histórico médico, alguns componentes podem ser omitidos inadvertidamente. Indagar sobre medicamentos, portanto, pode revelar alguma informação crucial. Os pacientes às vezes se esquecem de mencionar que sofrem de insônia, por exemplo, mas recordam-se prontamente disso quando questionados sobre os medicamentos que costumam usar. A insônia pode estar associada com outros sintomas, como depressão e ansiedade.
5. Detalhes adicionais. Questões sobre a dieta e formas de relaxamento podem ser incluídas nesta seção, para ajudar no esboço do estilo de vida do paciente. Embora esse tipo de informação seja muito útil, não pode ser usado para, por exemplo, alterações na dieta do paciente, a menos que o terapeuta seja um nutricionista formado. De modo similar, conselhos sobre métodos de relaxamento são apropriados, mas quaisquer estados de ansiedade profunda exigem a
ajuda de um psicólogo especialmente treinado para isso.
Seção C - avaliação e registros de tratamento:
1. Avaliação da anamnese: Uma vez que se tenha completado a anamnese e executado um exame físico, o terapeuta é capaz de determinar os seguintes aspectos do tratamento:
- a adequação do tratamento por massagem para aquele paciente em particular;
- o programa de massagem e os resultados esperados;
-as condições ou contra-indicações que exijam avaliações adicionais e, portanto, encaminhamentos imediatos ou possíveis.
- as orientações que possam beneficiar o paciente.
2. Registro do tratamento. Este deve incluir detalhes do tratamento
realizado em cada visita.
(Fonte base:Manual de Massagem Terapêutica Mario-Paul Cassar).
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