sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Qual a diferença entre massagem terapêutica e terapia Holística


 Massoterapeuta (TERAPEUTA CORPORAL)
Trabalha com técnicas de massagem e outras que visam o bem-estar corporal. Por exemplo, um profissional que trabalha com massagem relaxante ou yogaterapia.
Terapeuta corporal é um título que passou a ser adotado como alternativa a “massagista”, que pode gerar interpretações errôneas O massoterapeuta propriamente dito é aquele com trabalho focado na parte terapêutica, ou seja, é aquele cujo trabalho está voltado para o tratamento de dores.  Devido ao caráter de seu serviço, o conhecimento de anatomia dos músculos e articulações é fundamental.  É a opção também para quem foge do ambiente a la spa, pois mantém tudo simples focado no objetivo desejado, o alívio da dor.
A massagem clássica é acima de tudo terapêutica e, portanto, requer do profissional uma postura mais semelhante a de um fisioterapeuta e conhecimento de anatomia.
TERAPEUTA COMPLEMENTAR
Vi esse termo apenas recentemente em um post no Facebook de uma clínica de massagem. Ainda que se fale em terapia complementar, acho preferível o uso de “terapeuta corporal”. O ponto é que “terapeuta complementar” estava sendo usado como sinônimo para “massoterapeuta”. Oras, por que então não manter o título de massoterapeuta que, sinceramente, confere mais status e respeitabilidade ao profissional? Para um leigo, “complementar” e “alternativo” é tudo a mesma coisa. Isso quando a pessoa souber do que se trata uma “terapia complementar”.
TERAPEUTA HOLÍSTICO
Trabalha com técnicas de massagem e outras que visam o bem-estar corporal por meio de trabalho energético. Alguns atuam com somente uma técnica de massagem, preferindo outras mais focadas no lado espiritual, mental e até psicológico . Visam, por exemplo, tratar a pessoa de um ponto de vista mais energético e até espiritualizado envolvendo corpo e mente, surgindo o termo “terapeuta holístico”. . A grande questão aqui é energia. Por exemplo, reiki, terapia com cristais, pêndulos e massagem bioenergética. Alguns classificam a acupuntura também como terapia holística devido à base da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) se fundamentar em energias.
FONTE: adaptado de : http://massog.wordpress.com/
IMAGENS:massoterapia.jpgmassagem10.com.br) , terapia_holistica.jpg(athsonhos.com.br)

Nenhum comentário: