terça-feira, 24 de abril de 2012

Artrite e artrose atingem articulações do corpo e podem ser genéticas

12:54 0 Comments

Atividades simples e corriqueiras, como abrir um pote, podem se tornar bastante complicadas para quem sofre de artrite ou artrose, doenças capazes de atingir as articulações do corpo todo.
As causas muitas vezes são genéticas, mas no caso da artrose também estão ligadas ao envelhecimento e a movimentos repetitivos ou incorretos.
Em estágios mais avançados, esses problemas reumáticos comprometem a função das mãos e de outros membros. Segundo a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luzo e a reumatologista Licia da Mota, a artrite reumatoide não pode ser prevenida, mas a artrose, sim. De qualquer forma, quem já sofre com dor nas juntas pode adaptar objetos e ações do dia a dia para facilitar a vida.
A artrite surge em qualquer idade, mas é mais comum dos 35 aos 50 anos e no sexo feminino. Já a artrose tem maior incidência entre os idosos e representa até 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia.
Artrite e artrose valendo (Foto: Arte/G1)
O melhor momento para combater a artrite é nos primeiros três meses dos sintomas, quando ainda não há danos importantes às articulações. Rigidez, especialmente ao acordar, e dores nas juntas devem ser levadas a sério.Com o frio, os sinais podem piorar. Isso porque as baixas temperaturas provocam contração dos músculos e das articulações. Se você sentir dores reumáticas, procure orientação médica antes de fazer massagem ou exercícios. Até mesmo algumas atividades na água afetam as articulações, como é o caso da natação. Além disso, essas são drogas muito caras: enquanto os remédios mais usados custam R$ 360 por ano, um tratamento com substâncias biológicas saem por até R$ 100 mil por ano para um único paciente.Medicamentos biológicos são aplicados contra a artrite como segunda opção, porque trazem maior risco de reações alérgicas – daí a necessidade de serem aplicados somente em ambulatórios.
Ações para não sobrecarregar as juntas:
- Ao segurar ou levantar um prato ou bandeja, coloque as palmas das mãos por baixo

- Ao ler livros e jornais, não os segure nem aperte com os polegares

- Use talheres com cabos mais grossos ou amplie as alças de facas e outros utensílios com tubos de espuma. Cabos maiores são mais fáceis de segurar

- Ao cortar algo com faca, pegue-a com as duas mãos para ter mais força e segurança. Ou tente usar um cortador
- Ao manipular ingredientes no preparo de alimentos, não prenda a colher com o polegar. Em vez disso, segure-a na palma da mão com os dedos enrolados em torno do punhoAções para não sobrecarregar as juntas
- Ao segurar ou levantar um prato ou bandeja, coloque as palmas das mãos por baixo

- Ao ler livros e jornais, não os segure nem aperte com os polegares

- Use talheres com cabos mais grossos ou amplie as alças de facas e outros utensílios com tubos de espuma. Cabos maiores são mais fáceis de segurar

- Ao cortar algo com faca, pegue-a com as duas mãos para ter mais força e segurança. Ou tente usar um cortador
- Ao escovar os dentes e pentear-se, segure a escova com todos os dedos
- Lubrifique as fechaduras mais difíceis ou peça a um chaveiro para trocá-las

- Abuse dos antiderrapantes
- Use tesoura com mola para cortar objetos. Elas diminuem o trabalho dos músculos e das articulações

- Ao escrever, use uma caneta mais grossa ou emborrachada

- Sempre que possível, utilize aparelhos elétricos, como abridor de latas, escova de dentes e chave de fenda


segunda-feira, 23 de abril de 2012

HIPERLORDOSE E HIPERCIFOSE/Hyperlordosis and hyperkyphosis

17:51 0 Comments
Hiperlordose:"Rins curvados".Trata-se de uma curvatura exagerada. Lordose é a curvatura anormal da coluna vertebral, para a frente, sobretudo no nível lombar, formando assim uma curvatura excessiva sobre os rins.



É mais frequente nas mulheres, negros e ginastas de competição(sobretudo mulheres).É uma deformidade bem tolerada, mas que ás vezes provoca dores e alteração devido á ruptura dos istmo(parte anterior  da vértebra), em razão de pressões mecânicas.
Essa malformação, que é chamada de espondilólise, atinge preferencialmente a vértebra L5. 
Hipercifose:"Costas redondas". Na hipercifose torácica, ou "costas arredondadas", a coluna vertebral se torna convexa na parte de trás-e de forma anormal.

Essa deformidade atinge sobretudo homens e é nitidamente hereditária.

Na criança e adolescente, decorre de maus hábitos posturais, mas também pode estar relacionada a uma doença de crescimento das vértebras dorsais, a doença  de SCHEUEMANN.


No adulto jovem, ocorre devido a doenças inflamatórias da coluna vertebral, as espondiloartropatias.
Já nos idosos, tem a ver com as compressões vertebrais ou com o envelhecimento dos discos intervertebrais.
É indolor por muito tempo, embora esteticamente cause incômodo.Com o tempo, porém,pode se agravar e se tornar dolorosa.
Por isso, quando a hipercifose pronunciada é percebida no adolescente, provavelmente o tratamento da correção exija o uso de colete ortopédico.com ele, o osso pode se modelar e a hipercifose diminuir.

 Alongamentos específicos passivos e ativos e massagem terapêutica apropriada são indicadas  . O tratamento é um pouco demorado, em média de 10 sessões de massagens e alongamentos intensos 2 vezes por semana, pois o corpo precisa de um intervalo entre uma sessão e outra para se adaptar a sua nova posição, quer dizer, a sua posição original. Mas na 5ª sessão já dá para ver um grande resultado .As massagens e alongamentos são feitos na maca e no tatami ou colchonete no chão. A duração de cada sessão geralmente são mais de 60 minutos.



FONTE:Dor nas costas-Dr. Phillippe Gidon, ed. Larousse.
http://www.clinicademassagem.net.br


Hyperlordosis: "Kidneys bent." This is an exaggerated curve. Lordosis is abnormal curvature of the spine, front, in particular lumbar level, thus forming an excessive bending of the kidneys.
It is more common in women, blacks and gymnastics competition (mostly women). Deformity is well tolerated but sometimes causes pain, and change due to rupture of the isthmus (anterior part of the vertebra), due to mechanical pressure.This malformation, which is called spondylolysis, primarily affects the L5 vertebra.
Hyperkyphosis: "Back Round". In the thoracic kyphosis, or "round back", the spine becomes convex on the back-and abnormally.This deformity affects mostly men and is clearly hereditary.In children and adolescents, the result of bad posture habits, but also may be related to a disease of growth of the dorsal vertebrae, the disease SCHEUEMANN.
In young adults, is due to inflammatory diseases of the spine, the spondyloarthropathies.Already in the elderly, has to do with vertebral compressions or with aging of the intervertebral discs.It's painless for long, though aesthetically cause incômodo.Com time, however, may worsen and become painful.Therefore, when pronounced kyphosis is seen in adolescents, probably the correct treatment requires the use of ortopédico.com collect it, the bone can be modeled and decrease hyperkyphosis.
 
Specific passive and active stretching and massage therapy are given appropriate. The treatment is a little slow, an average of 10 sessions of massage and stretching intense two times a week, because the body needs a break between exercise sessions to adapt to his new position, that is, its original position. But at the 5th session you can already see a great result.
The massage and stretching exercises are done on the table and tatami mat or the floor.The duration of each session are generally over 60 minutes.SOURCE: Back pain-Dr. Phillippe Gidon, ed. Larousse.http://www.clinicademassagem.net.br

quinta-feira, 19 de abril de 2012

POSTURA ERRADA PROVOCA BARRIGA E DORES NAS COSTAS

11:22 0 Comments

Sentar e andar com a postura correta não é apenas esteticamente mais bonito, como também pode evitar dores e lesões na coluna. Para quem se preocupa com a boa forma, vale ainda lembrar que a postura pode gerar barriga. É o que explica o fisioterapeuta e presidente da Sociedade Brasileira de RPG, Oldack Barros. "A má postura cria uma pequena barriga abaixo do umbigo, pois provoca a perda do tônus muscular na região", disse ele.
Segundo Barros, o abdômen é um músculo que precisa de contração e fortalecimento. Quando uma pessoa está com uma postura ereta, obriga a contração da barriga, explicou o profissional. Ele alertou ainda as mulheres que andam muito empinadas, jogam o bumbum para trás e, consequentemente, o abdômen para frente, tendem a ter uma barriga inteiriça causada pela má postura. Já aquelas que projetam o quadril e pescoço para frente, mas encolhem o bumbum, podem desenvolver a barriga abaixo do umbigo.
Outro problema postural é a linha do olhar abaixou ou acima do adequado. "O certo é seguir uma linha que vai do ouvido até o nariz e manter o olhar horizontal. Temos uma visão panorâmica, conseguimos ver o que está abaixo, acima e aos lados mesmo mantendo o olhar para frente", explicou ele. Um dos sintomas sentidos por quem tem este problema é dor forte no pescoço.
No dia a dia, são diversos os momentos em que as pessoas ficam em uma postura inadequada. Um exemplo é ao sentar na cadeira para usar o computador. "Quem senta sobre o sacro do bumbum, na última vértebra da coluna, força uma cifose em um local de lordose e muda a curvatura da coluna. A posição favorece o aparecimento de hérnia de disco", disse o fisioterapeuta.
Já os indivíduos que sentam em posição "corcunda" podem sofrer o achatamento das articulações do ombro e ter dificuldade para estender os braços para cima e lados. O ideal é sentar a 90°, segundo Barros. E, para isso, o abdômen precisa estar contraído. "Os problemas não surgem imediatamente, às vezes só anos depois ele se propaga. Dez anos depois a pessoa vai sentir os efeitos", exemplificou.
Diagnóstico de tratamentos
A dor nas costas, depois da na cabeça, é a que mais atinge a população, de acordo com o ortopedista especialista em fisiatria Farhad Shayani. "É uma das maiores epidemias do mundo para mim", disse ele. A má postura, segundo o médico, pode ser causada por mircrotraumas na coluna e articulações que impedem a pessoa em ficar na posição correta por causarem dor. "A pessoa senta com má postura para se sentir confortável", explicou.
O método de Shayani é investigar a origem da dor. Fazer "um Raio-X" está longe do ideal, segundo ele, o exame mostra apenas fraturas. A tomografia computadorizada e ressonância são procedimentos fundamentais para o diagnóstico, citou o ortopedista. "As pessoas são mal orientadas, tomam analgésicos e o problema continua lá", alertou ele sobre o perigo de um diagnóstico mal feito.
Depois de descobrir o problema, Shayani aplica um dos tratamentos laboratoriais indicados. Ele afirmou que na maioria dos casos não é necessária cirurgia, inclusive nos pacientes com hérnia de disco. "Usamos agulhas especiais para atingir o ponto da dor e tratar", resumiu ele. Após ocorrer a cicatrização do trauma, Shayani recomenda a prevenção para manter a estrutura da coluna adequada que pode ser encontrada com tratamentos posturais.
Por: 
Thaís Sabino - Terra
IMAGENS:
portalsaofrancisco.com.br

domingo, 15 de abril de 2012

CANDLE & MASSAGE

16:32 0 Comments


A Candle Massage (massagem com velas) é uma técnica de massagem americana que tem como princípio utilizar velas derretidas: Melted Candle.
Despertar os sentidos numa experiência única, massageando pelo corpo, com um toque instintivo e pessoal, o óleo aquecido proveniente da vela, desfazendo as tensões do dia-a-dia   e libertando-se do estresse.
Nos pés, acoplado a uma massagem antes de dormir, relaxa e induz ao sono profundo.
Indicado também para a massagem Ayurvédica.


O conceito desta massagem é uma experiência de sentidos, pois estimula a vista, o toque, o olfacto e a audição. Consoante o tipo de princípios activos também pode ser uma massagem hidratante, tonificante, anti-oxidante, entre outros. Alguns dos princípios activos que podemos encontrar nestas velas são Manteiga de Karité, Vitamina E, Aloé Vera, Cacau, entre outros.

INDICAÇÕES:

-Massagens relaxantes
-Proporciona bem estar e relaxamento físico e mental.
-Alívio do estresse.
-Reduz irritabilidade,impaciência
- Estimula a circulação sanguínea.
-Hidrata a pele.

FONTE: Agreste Cosmética Profissional.

sábado, 14 de abril de 2012

FIBROMIALGIA

16:57 0 Comments


Em geral a fibromialgia é confundida com a polimialgia,mas a fibromialgia não apresenta sinais de inflamação. As pessoas com fibromialgia ficam preocupadas, pois acham que estão com artrite ou outra doença grave, mas raramente esse é o caso. Os exames de sangue e de raios X apresentam resultados normais.
A maioria das pessoas com fibromialgia é constituída de mulheres em torno dos 40 anos de idade, e em alguns casos, os sintomas parecem desencadeados por perdas ou estresse e costuma estar associados á falta de sono.
algumas vezes é difícil saber se a dor crônica da doença é que acarretou os sintomas como o cansaço e a falta de sono, ou se foi a insuficiência e a baixa qualidade de sono que causaram o problema.


HISTÓRICO :

Em 1904 GOWERS sugeriu, erroneamente, o termo “fibrosite”, por achar que havia uma inflamação no quadro de “reumatismo muscular”. GUDZENT, (1935), médico alemão, percebeu que o “reumatismo muscular” crônico apresentava melhora após a remoção de determinados alimentos da dieta do paciente, o que demonstra um fundo alergênico. ELLMAN apud SHAW, (1950), sugeriram a origem psicossomática, denominando-na “reumatismo psicogênico” 

MENNELL, (1952), médico britânico, renomeou o tratamento das áreas sensíveis por meio da Tapotagem, Rolamento, Massagem e Alongamento, o que concorre para a normalização dos “depósitos fibrosíticos” .

A palavra Fibromialgia surgiu em 1981, por YUNUS, MAIS et al., GOLDENBERG et al, (1986), demonstraram a melhor qualidade do sono, alívio da dor e redução da rigidez matinal da fibromialgia, através de baixa dose de antidepressivos tricíclicos 

BENNETT, (1990), declarou que a síndrome da dor miofascial (SDM) pode progredir para fibromialgia .


TRATAMENTO:


O médico pode prescrever  um medicamento para a depressão e para poder ajudar a recuperar o sono.
Manter-se bastante ativo e em movimento ajuda.Mas dormir demais não é bom, pois além de se perder a forma física, os músculos ficam fracos e suscetíveis a ferimentos.
Vários componentes do programa de terapia incluem modalidades como terapia manual e ajustes, massoterapia e terapia de exercício. A combinação desses vários componentes é freqüentemente efetiva, e podem estar envolvidos diferentes profissionais de saúde, incluindo fisioterapeutas, massoterapeutas, quiroterapeutas, fisiologistas de exercícios.
A atividade física regular também pode ajudar a clarear a mente e a melhorar a qualidade do sono. Você pode se ajudar com algumas mudanças no estilo de vida, além de seguir o tratamento recomendado pelo médico.


SINTOMAS DA FIBROMIALGIA:


-Dor difusa, principalmente nos ombros, nos cotovelos e nos joelhos.
-Apesar de doloridas, as articulações e os tecidos macios não ficam inchados.
-Os músculos e as articulações podem ficar rígidos de manhã, mas a rigidez desaparece rapidamente ao levantar da cama.
-Tristeza ou depressão.
-Sono ruim.
-Falta de energia.


DICAS DE AUTO-AJUDA EM CASO DE FIBROMIALGIA:


Não tome café ou outras bebidas que contenham cafeína á noite, pois elas podem perturbar o seu sono.
Faça aulas de relaxamento.
-Tente controlar as principais fontes de estresse  na sua rotina.
Mantenha-se o mais ativo possível e faça exercícios leves regularmente, como natação ou caminhadas rápidas.
MASSAGEM PARA FIBROMIALGIA:


A massagem, ou  massagem relaxante , é muito útil no tratamento da fibromialgia, por ter como objetivo principal o relaxamento muscular, e com isso a redução de dores, é muito importante também, associar exercícios de alongamento a massagem, pois com os alongamentos trabalhamos também os tendões e ligamentos.
A massagem em uma pessoa com fibromialgia deve ser feita com manobras leves, pois a musculatura está extremamente sensível, e nas primeiras sessões o paciente pode sentir dor durante a massagem, mas essa dor tende a começar a aliviar minutos após a sessão. As sessões devem ser feitas com intervalos de no máximo uma semana.  


FONTE: Entenda Mais-Artrite e Reumatismo, Drª Jennifer G. Worrall. Ed. Callis
Raphael Americo, www.raphamassagem.com.br /http://www.wgate.com.br
IMAGENS: institutofolhaverde /aconteceemrevista.com.br

sexta-feira, 13 de abril de 2012

CINESIOTERAPIA- A Massagem como aliada no tratamento da dor nas costas.

13:22 0 Comments
A cinesioterapia , ou "tratamento através do movimento", é uma técnica de reeducação que ocupa lugar de destaque no tratamento de dor nas costas.Os métodos de cinesioterapia podem ser aplicados por médicos, sobretudo especialistas em fisiatria, ou ainda por massagistas.
No âmbito da reeducação da coluna vertebral, as massagens objetivam:

-Levar ao cérebro informações sobre a posição real do corpo, ao estimular receptores sensitivos da pele através da massagem;
-Facilitar o trabalho dos músculos aquecendo-os ou alongando-os;
-Aliviar ou alongar as fáscias (tecidos subcutâneos que servem de contra-apoio para os músculos).

FONTE:Dor nas Costas; Dr. Philippe Gidon; Editora Larousse
IMAGENS:jujubejing.wordpress.com

DOR NAS COSTAS-Aspectos pisicológicos

12:58 0 Comments




A dor nas costas pode ter origem psicológica: a depressão, por exemplo, pode se manifestar desse modo. Os pacientes, muitas vezes, tê, dificuldade de aceitar ou compreender esse tipo de diagnóstico.
Isso não quer dizer, por outro lado, que a dor seja negligenciada pelo médico: nesse caso, o paciente sofre realmente, mas, para ser eficaz, o tratamento precisa levar em consideração o componente psicológico.
A dor nas costas pode ter um aspecto psíquico: o fenômeno ocorre em toda a doença, mas é mais intenso no caso de dor nas costas. Uma dor aguda provoca ansiedade e estresse, enquanto um sofrimento crônico cria distúrbios de personalidade, ás vezes , depressão.
O médico responsável, clínico geral ou especialista, pode então sugerir a consulta a um psiquiatra ou um psicólogo. O tratamento psicológico complementa o tratamento orgânico, o que não quer dizer que o paciente esteja sofrendo de uma patologia mental grave.
O objetivo é simplesmente considerar também os aspectos psicológicos que, mesmo pouco evidentes, podem perfeitamente provocar ou prolongar a dor nas costas. A psicologia humana é complexa, mas alguns elementos contribuem para explicar o componente da dor nas costas.

Ninguém consegue ver as próprias costas: uma afecção da coluna vem,  portanto, "por trás", sem que tenha sido "vista", o que pode ser vivido inconscientemente  como uma agressão.
Algumas expressões da linguagem corrente refletem bem essa ligação entre o psiquismo e as costas:"Ser apunhalado pelas costas", ou seja, ser traído, enganado por alguém"; "carregar nas costas", realiza sozinho tarefas que caberiam a um grupo; "ter ás costas", ser responsável por alguma tarefa; "ver pelas costas", evitar encontros, aproximação com alguém.
Mas existem também versões positivas:"ter as costas quentes", que significa estar confiante, sem receio de realizar ou falar algo, por ter a proteção de alguém.

FONTE:Dor nas Costas; Dr. Philippe Gidon;Editora larousse.
IMAGENS: yogajournal.terra.com.br / aoreidosreis.com /vitrinenews.com.br

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que é Mal de Parkinson?

17:23 0 Comments


Sinônimos: Doença de Parkinson
O mal de Parkinson é uma doença do cérebro que provoca tremores e dificuldades para caminhar, se movimentar e se coordenar. 
Causas 
O mal de Parkinson se desenvolve mais frequentemente depois dos 50 anos. É um dos distúrbios nervosos mais comuns dos idosos. Às vezes, o mal de Parkinson ocorre em adultos jovens. Ele afeta tanto homens quanto mulheres. 
Em alguns casos, o mal de Parkinson é hereditário. Quando uma pessoa jovem é afetada, geralmente se deve a causas hereditárias. 
As células nervosas usam uma substância química do cérebro chamada dopamina para ajudar a controlar os movimentos musculares. O mal de Parkinson ocorre quando as células nervosas do cérebro que produzem dopamina são destruídas lentamente. Sem a dopamina, as células nervosas dessa parte do cérebro não podem enviar mensagens corretamente. Isso leva à perda da função muscular. O dano piora com o tempo. A causa exata do desgaste destas células do cérebro é desconhecida. 
O mal de Parkinson em crianças pode ocorrer porque os nervos não são tão sensíveis à dopamina. O mal de Parkinson é raro em crianças. 
O termo "parkinsonismo" se refere a qualquer doença que envolva os tipos de alterações de movimento vistos no mal de Parkinson. O parkinsonismo pode ser causado por outras doenças (como o parkinsonismo secundário) ou por determinados medicamentos. 
   
Exames 
O médico pode ser capaz de diagnosticar o mal de Parkinson com base nos sintomas e no exame físico. Porém, os sintomas podem ser difíceis de avaliar, principalmente nas pessoas mais velhas. Os sinais (tremores, alterações no tônus muscular, problemas na marcha e postura instável) se tornam mais claros conforme a doença avança. 
Um exame pode mostrar: 
• Dificuldade para começar ou terminar movimentos voluntários 
• Movimentos espasmódicos e rígidos 
• Atrofia muscular 
• Tremores de Parkinson 
• Variação dos batimentos cardíacos 
Os reflexos podem ser normais. 
Podem ser necessários exames para descartar outras doenças que causam sintomas similares.
Sintomas de Mal de Parkinson 
A doença pode afetar um ou ambos os lados do organismo. O grau de perda de funções pode variar. 
Os sintomas podem ser suaves no início. Por exemplo, o paciente pode ter um tremor suave ou a leve sensação de que uma perna ou pé estejam rígidos ou se arrastando. 
Os sintomas incluem: 
• Diminuição ou desaparecimento de movimentos automáticos (como piscar) 
• Constipação 
• Dificuldade de deglutição 
• Babar 
• Equilíbrio e caminhar comprometidos 
• Falta de expressão no rosto (aparência de máscara) 
• Dores musculares (mialgia) 
• Dificuldade para começar ou continuar o movimento, como começar a caminhar ou se levantar de uma cadeira 
• Perda da motricidade fina (a letra pode ficar pequena e difícil de ler, e comer pode se tornar mais difícil) 
• Movimentos diminuídos 
• Posição inclinada 
• Músculos rígidos (frequentemente começando nas pernas) 
• Tremores que acontecem nos membros em repouso ou ao erguer o braço ou a perna 
• Tremores que desaparecem durante o movimento 
• Com o tempo, o tremor pode ser visto na cabeça, nos lábios e nos pés 
• Pode piorar com o cansaço, excitação ou estresse 
• Presença de roçamento dos dedos indicador e polegar (como o movimento de contar dinheiro) 
• Voz para dentro, mais baixa e monótona 
Outros sintomas: 
• Ansiedade, estresse e tensão 
• Confusão 
• Demência 
• Depressão 
• Desmaios 
• Alucinações 
• Perda de memória 
Buscando ajuda médica 
Ligue para seu médico se: 
• Você tiver sintomas do mal de Parkinson 
• Os sintomas piorarem 
• Aparecerem novos sintomas 
Também informe o médico sobre os efeitos colaterais dos medicamentos, que podem incluir: 
• Alterações no estado de alerta, de comportamento ou de humor 
• Comportamento delirante 
• Tontura 
• Alucinações 
• Movimentos involuntários 
• Perda das funções mentais 
• Náuseas e vômito 
• Confusão e desorientação severas 
Também entre em contato com seu médico se a doença piorar e já não for possível tratá-la em casa. 

Tratamento de Mal de Parkinson 
Não há cura conhecida para o mal de Parkinson. O objetivo do tratamento é controlar os sintomas. 
Os medicamentos controlam os sintomas principalmente aumentando os níveis de dopamina no cérebro. Em alguns momentos do dia, os efeitos positivos do medicamento muitas vezes passam, e os sintomas podem reaparecer. Nesse caso, seu médico necessita mudar: 
• O tipo de medicamento 
• A dose 
• O tempo entre as doses 
• A forma como os medicamentos são tomados 
Trabalhe de perto com seus médicos e terapeutas para ajustar o programa de tratamento. Nunca mude ou suspenda nenhum medicamento sem consultar seu médico. 
Muitos medicamentos podem causar efeitos colaterais graves, incluindo alucinações, náuseas, vômitos, diarreia e delírios. O monitoramento e o acompanhamento do médico são importantes. 
Por fim, sintomas como postura inclinada, movimentos congelados e dificuldades na fala podem não responder muito bem ao tratamento com drogas. 
Os medicamentos usados para tratar os sintomas do mal de Parkinson são: 
• Levodopa (Ldopa), Sinemet, levodopa e carbidopa (Atamet) 
• Pramipexol (Mirapex), ropinirol (Requip), bromocriptina (Parlodel) 
• Selegilina (Eldepryl, Deprenyl), rasagilina (Azilect) 
• Amantadina ou medicamentos anticolinérgicos - para reduzir tremores precoces ou suaves 
• Entacapone - para prevenir a quebra da levodopa 
Alterações no estilo de vida que podem ser úteis para o mal de Parkinson: 
• Boa nutrição e saúde geral 
• Exercícios, mas ajustando o nível de atividade de acordo com os níveis flutuantes de energia 
• Períodos regulares de descanso e evitar o estresse 
• Fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional 
• Corrimãos colocados em áreas comumente usadas na casa 
• Utensílios especiais para comer 
• Os assistentes sociais ou outros serviços de aconselhamento podem ajudar você a lidar com a doença e obter assistência (como onde encontrar serviços de comida a domicílio) 
Com menor frequência, a cirurgia pode ser uma opção para pacientes com mal de Parkinson severo que já não responda a muitos medicamentos. Essas cirurgias não curam o Parkinson, mas podem ajudar alguns pacientes: 
• Na estimulação cerebral profunda (DBS), o cirurgião implanta estimuladores elétricos em áreas específicas do cérebro para ajudar o movimento. 
• Outro tipo de cirurgia destrói os tecidos cerebrais que causam os sintomas do mal de Parkinson. 
Expectativas 
Se não for tratada, a doença piora até a pessoa se tornar completamente inválida. O mal de Parkinson pode levar à deterioração de todas as funções cerebrais e à morte prematura. 
A maioria das pessoas responde bem aos medicamentos. A eficácia dos medicamentos em aliviar os sintomas e a duração desse efeito pode ser diferente em cada pessoa. Os efeitos colaterais dos medicamentos podem ser graves. 
Complicações possíveis 
• Dificuldade de realizar tarefas diárias 
• Dificuldade para engolir ou comer 
• Deficiência (varia de pessoa para pessoa) 
• Lesões por quedas 
• Pneumonia por aspirar saliva 
• Efeitos colaterais dos medicamentos


FONTE:www.minhavida.com.br