BACILEMIA. Presença de bacilos no sangue.
BACILÍFERO. Portador de bacilos.
BACILOS. Micróbios de forma alongada, em bastonete. Muitos são patogênicos para as plantas, para os animais e para o homem. São exemplos de bacilos que provocam infecções no homem, o bacilo de Koch, responsável pela tuberculose, o bacilo de Eberth, que provoca a febre tifóide e outros.
BAÇO. Órgão abdominal localizado abaixo do diafragma, na região do hipocôndrio esquerdo. Tem forma ovalada, cor vermelha e peso variando entre 350 e 400 gramas (nos adultos). É revestido por uma cápsula fibrosa e formado pela polpa esplênica na qual se encontram distribuídos numerosos pontos brancos, corpúsculos de Malpighi, os quais possuem estrutura semelhante à dos linfonodos.
Fisiologia do baço: no embrião, o baço tem a função de produzir glóbulos vermelhos e granulócitos; no adulto, esta função somente é exercida nos casos de anemia. O órgão contém uma reserva de sangue que pode ser recolocada em circulação quando houver necessidade (hemorragias, intoxicações). Além disso, o baço exerce função hemocaterética (destruição de glóbulos vermelhos que cumpriram o seu ciclo vital), metabólica (no metabolismo do ferro) e linfopoético (age como filtro no que concerne a micróbios e corpos estranhos).
BAÇO/PÂNCREAS (Pi) - (Zang) - meridiano par básico. Começa no pé e termina no tórax - Natureza Yin, Retém energia de reserva. É o órgão de resistência a mudanças.
BCG. A sigla significa Bacilo de Calmette e Guerin, uma variante do bacilo tuberculoso, destituída de patogenicidade e que é utilizado na imunização contra a tuberculose, principalmente de criança.
BACTEREMIA. Presença de bactérias na circulação sanguínea.
BACTÉRIAS. Microrganismos unicelulares que podem ser patogênicos para plantas, para animais e para o homem. Subdividem-se em:
cocos (de forma arredondada): micrococos, diplococos (pneumonia), diplococos encapsulados, estreptococos, estafilococos, gonococo (blenorragia);
bacilos (que se assemelham a pequenos bastões): hemophilus influenza (gripe), bacilo de Eberth (febre tifóide);
vibriões (em forma de vírgula): piectrídios, clostrídios, vibrião da cólera (forma filamentosa);
espírilos (apresentam-se em espiral): leptospira, espiroqueta (sífilis).
BACTERIOFAGIA. Processo de destruição de bactérias através de um elemento de dimensões ultramicroscópicas, denominado bacteriófago.
BACTERIURIA ou BACILURIA. Presença de bactérias na urina.
BALANITE. Inflamação da glande (parte terminal anterior do pênis) de origem venérea ou traumática, que se manifesta por inflamação e eritema, acompanhado da formação de pus, nos casos mais graves.
BALANTIDIOSE. Infecção intestinal provocada pela presença de um protozoário do gênero Balantidium que provoca diarréia sanguinolenta com muco.
BALBÚCIE. Dificuldade de pronunciar palavras, ou seja, defeito da linguagem falada devido a contrações espasmódicas dos músculos laríngeos e das cordas vocais. O síndrome está ligado a fenômenos psíquicos.
BENIGNO: que não tem perigo para a saúde, por exemplo, o crescimento celular que pode ser controlado e não é canceroso
.
BETAENDORFINA: Substância com poder analgésico presente em estado natural do cérebro.
BEXIGA ( ANAT) : Órgão em que se acumula a urina
.
BÍLIS( FISIOL): Secreção hepática alcalina que é armazenada na vesícula biliar. Uma das suas principais funções é emulsionar as gorduras para facilitar a sua absorção pelo organismo.
BIÓPSIA. Excisão de parte de um órgão ou de um tecido para submete-lo a exame microscópico, com finalidade de diagnóstico.
BIOFLAVONOIDES: Substâncias que facilitam a absorção da vitamina C pelo organismo.
BRONQUIECTASIA: Dilatação anormal das vias aéreas associada a tosse persistente e a possível dificuldade respiratória.
BULBO RAQUIDIANO ( ANAT): Parte inferior do tronco cerebral, situando-se entre a protuberância (ponte) e a espinal medula. Relacionado com o controlo de actividades automáticas das vísceras (batimentos cardíacos, movimentos peristálticos, respiração,…).
BURSITE. Inflamação aguda ou crônica da bolsa serosa, provocada por infecção ou traumatismo e que se manifesta por dor e, às vezes, por vermelhidão local e aumento de volume.
FONTE(S):
-http://saudedavisao.com.br/glossario/letra-b
-http://itarget.com.br
-http://saudeakira.blogspot.com/2009/07/dicionario-medico-letra-b.html
-http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=dicionario&action=letra&search=B
-http://www.medicinachinesapt.com/filosofia.html /http://www.sogab.com.br/sobretuina2.htm
-http://www.acupunturista.net/content/body/368/mas-afinal-o-que-sao-os-meridianos/
-Guia Veja de Medicina e Saúde -Terapias complementares, vol.20-Abril Coleções.
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Pequeno Glossário de Saúde- letra B
by
Tatiane Duarte
on
07:13
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário