domingo, 31 de julho de 2011

BEM VINDOS

08:09 0 Comments

Olá seja bem vindos ao meu blog.
Meu nome é Tatiane Duarte, sou formada em Tec. em Massoterapia pelo IFPR.
Neste espaço você vai encontrar postagem sobre saúde e bem estar relacionados às técnicas de massagem que aplico. Caso haja interesse, meu contato é e-mail: tatianeoduarte@hotmail.com

Quiropraxia

07:55 0 Comments

Quiropraxia é um método de tratamento natural de mobilizações;manobras ou manipulações (termo usado para designar apenas o usa das mãos).
Estes procedimentos são realizados tanto na coluna vertebral, quanto em membros (braços e pernas).
Estas manipulações das vértebras e articulações já existiam há aproximadamente 3.000 anos, sendo realizadas inicialmente pelos chineses e, posteriormente também, pelos gregos, romanos, árabes e turcos.
Porém foi o dr. David Palmer que pesquisou sistematicamente as manipulações e, reunindo todo o conhecimento, iniciou o desenvolvimento da quiropraxia em 1895 nos EUA.
Inicialmente ele teve dificuldades em introduzi-la no meio acadêmico. Faltavam ainda evidências científicas para corroborar a eficácia observada na prática clínica.
Atualmente a quiropraxia é ensinada em inúmeras faculdades em todo o mundo. Tanto em cursos de graduação universitária quanto de pós graduação.
Nos países do chamado "primeiro mundo" é o primeiro procedimento realizado em inúmeras alterações da saúde, principalmente nos EUA, onde é a segunda profissão da área da saúde.
A quiropraxia oferece alivio rápido ( imediato, em vários casos) aos sintomas como forte dor na coluna, dor na perna (ciático), dor em braços e nuca, forte dor de cabeça (cefaléia / enxaqueca), etc. A função da manipulação vertebral é facilitar as estruturas ósseas a voltarem a suas posições originais, harmonizar as estruturas, deixando a natureza cumprir seu papel.
Estes alinhamentos são realizados manualmente, com o uso de muito tato, técnica e conhecimento da anatomia humana. Não é usado nenhum tipo de medicamento.
O alinhamento vertebral tem indicação em todos os casos de:
- Cefaléias (dor de cabeça)
- Cervicalgias (dor na nuca e região próxima).
- Dorsalgias (dor região dorsal e peito)
- Lombalgias ( dor na região próxima ao quadril)
- Ciatalgias (chamada de dor ciática pelos leigos, que é a dor na coxa ou perna);
- Hérnia de disco;
- Parestesia em membros (formigamento) na perna ou braço, dependendo onde é o pinçamento vertebral);
- Desvios posturais e etc.

Shiatsu

07:36 0 Comments

O Shiatsu é uma prática terapêutica com bases na medicina tradicional oriental e cuja missão principal é encaminhar os seus praticantes para um estado completo de saúde e de bem-estar.

É uma técnica de massagem oriental que percorre os fluxos de energia no corpo(meridianos) utilizando dedo (Shi) e a pressão (atsu). O terapeuta utiliza os dedos, as palmas das mãos e os cotovelos para aplicar a pressão. Recorrendo à pressão dos dedos, o Shiatsu trabalha em cima dos canais de energia do corpo (meridianos), numa tentativa de equilibrar o fluxo da energia vital para a vida (o "ki" – que não vemos, mas sentimos), que pode estar bloqueado, em défice ("kyo") ou em excesso ("jitsu") no organismo. Ao normalizar o “ki”, devolve-se ao corpo a capacidade de se defender das doenças, garantindo assim, o seu funcionamento pleno. Isto é conseguido através dos movimentos manuais feitos nos cerca de 365 pontos de pressão, ou “tsubos”, que existem no corpo humano. Saiba que um meridiano com excesso de energia vai apresentar-se tenso e dorido, enquanto um meridiano com falta de energia vai apresentar-se suave e indolor.


OS 12 MERIDIANOS

Segundo a medicina oriental, a energia (“ki”) percorre o nosso corpo de cima a baixo e vice-versa, seguindo uma linha que se encontra dividida em 12 meridianos pares – simetricamente colocados em cada lado do corpo. São uma dúzia de áreas que, apesar de terem sido batizadas com o nome do órgão que nela se encontra, possui características orgânicas, mas também psicológicas ou emocionais e que não estão relacionados exclusivamente com esse órgão. Se, por exemplo, o terapeuta lhe disser que o seu meridiano do coração necessita de tratamento, não quer dizer que o órgão-coração está doente, mas antes que precisa de apoio emocional. Existem ainda dois meridianos ímpares, duas “artérias” que percorrem o eixo do corpo – o vaso-anti-concepção (na parte anterior do corpo) e o vaso-governador (na parte posterior do corpo).


  1. Pulmões
  2. Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
  3. Coração
  4. Intestino Delgado
  5. Triplo-Aquecedor
  6. Intestino Grosso e Fino
  7. Baço-Pâncreas
  8. Fígado
  9. Rins
  10. Bexiga
  11. Vesícula Biliar
  12. Estômago

O seu principal objectivo é devolver ao doente elevados níveis de energia, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos, estimulando a resistência natural do organismo contra as doenças e outros problemas de sáude, quer físicos, quer emocionais ou psicológicos. Neste sentido, é mais correcto afirmar que o Shiatsu não cura, mas ajuda a curar, até porque concentra todos os seus poderes curativos na saúde e não na doença. Está indicado principalmente para:


  1. Dores de cabeça/enxaquecas
  2. Dores de costa/coluna/pescoço/ombros
  3. Dificuldades emocionais (depressão, baixa auto-estima…)
  4. Stress/Tensão/Ansiedade
  5. Cansaço/Fraqueza
  6. Insónias
  7. Distúrbios intestinais
  8. Perturbações menstruais
  9. Problemas respiratórios (asma, bronquite…)
  10. Problemas reprodutivos
  11. Sinusite
  12. Constipações e tosse
  13. Tensão muscular
  14. Artrite
  15. Lesões desportivas

CONTRA-INDICAÇÕES & EFEITOS SECUNDÁRIOS


Enquanto tratamento para infecções, doenças contagiosas, fracturas ou varises, o Shiatsu não é recomendado, a não ser que seja administrado em conjunto com tratamentos médicos convencionais. Não deve ser praticado por grávidas nos primeiros três meses de gestação. Salvo estas excepções, pode ser efectuado por qualquer pessoa. Em termos de efeitos secundários são raros, no entanto, há quem sinta dor de cabeça, rigidez nos músculos, frio, má disposição, diarreia, maior vontade de urinar, cansaço ou fraqueza após uma sessão. Estes sintomas são passageiros, desaparecendo nas 12 horas seguintes. Para aliviar algum desconforto sentido na pós-sessão, aconselha-se descanso, o consumo de bastante água e que se mantenha agasalhado.

Fontes:http://bemtratar.com/artigos/shiatsu-o-poder-toque-humano, http://www.sensiart.com/Paginas/Massagem/Massagem_Shiatsu.htm

Bambuterapia

07:29 0 Comments

A técnica da massagem feita com bambus é originária da França.

A massagem é feita com bambus de diferentes tamanhos e, além de relaxar ou de despertar a energia, ainda promove a drenagem linfática, a tonificação e a modelagem dos tecidos. A técnica da massagem com bambu funciona da seguinte forma: as varas de bambu agem como se fossem o prolongamento dos dedos, e, por isso, dá a possibilidade de alcançar todas as regiões do corpo. Adaptam-se aos contornos corporais, promovendo uma modelagem eficaz e um relaxamento profundo, pois alivia tensões musculares. A técnica de bambuterapia surgiu na França com o fisioterapeuta francês Gill Amsallem, em 2003 e possui indicação corporal e facial. A troca de energia com uso do bambu é uma opção para quem gosta de novidade, entretanto não existe nenhuma diferença de preço entre a drenagem feita com ou sem bambu. O cuidado essencial é que a pessoa que está aplicando a técnica deve colocar mais creme ou óleo para que o bambu possa deslizar sem machucar a cliente. A técnica usando bambu tem a finalidade massageadora, que leva ao relaxamento, alívio de tensões, tonificação muscular, ativação da circulação sanguínea, drenagem, desintoxicação, regeneração e revitalização da pele, auxilia no tratamento de celulite e de remodelagem da silhueta. A massagem com bambu apresenta as mesmas contra-indicações da massagem modeladora, relaxante e da drenagem linfática. Ex: câncer, trombose, diabetes, etc. Antes de iniciar o tratamento é necessário fazer uma avaliação (ficha de anamnese) com um profissional especializado. O bambu representa para os chineses a força, beleza, leveza e flexibilidade. Para a prática da massagem, a preferência é por bambus de superfície regular. Essas peças devem ser lixadas ,além de não conter qualquer tipo de farpa, ranhura ou dano que possa impedir o perfeito deslizamento e machucar o cliente. A técnica permite ao terapeuta firmeza e precisão no toque ao trabalhar diversas partes do corpo, rosto e extremidades.

Fontes: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal89/saude_bambuterapia.aspx

http://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/5619/bambuterapia-facial