domingo, 31 de julho de 2011

Quiropraxia


Quiropraxia é um método de tratamento natural de mobilizações;manobras ou manipulações (termo usado para designar apenas o usa das mãos).
Estes procedimentos são realizados tanto na coluna vertebral, quanto em membros (braços e pernas).
Estas manipulações das vértebras e articulações já existiam há aproximadamente 3.000 anos, sendo realizadas inicialmente pelos chineses e, posteriormente também, pelos gregos, romanos, árabes e turcos.
Porém foi o dr. David Palmer que pesquisou sistematicamente as manipulações e, reunindo todo o conhecimento, iniciou o desenvolvimento da quiropraxia em 1895 nos EUA.
Inicialmente ele teve dificuldades em introduzi-la no meio acadêmico. Faltavam ainda evidências científicas para corroborar a eficácia observada na prática clínica.
Atualmente a quiropraxia é ensinada em inúmeras faculdades em todo o mundo. Tanto em cursos de graduação universitária quanto de pós graduação.
Nos países do chamado "primeiro mundo" é o primeiro procedimento realizado em inúmeras alterações da saúde, principalmente nos EUA, onde é a segunda profissão da área da saúde.
A quiropraxia oferece alivio rápido ( imediato, em vários casos) aos sintomas como forte dor na coluna, dor na perna (ciático), dor em braços e nuca, forte dor de cabeça (cefaléia / enxaqueca), etc. A função da manipulação vertebral é facilitar as estruturas ósseas a voltarem a suas posições originais, harmonizar as estruturas, deixando a natureza cumprir seu papel.
Estes alinhamentos são realizados manualmente, com o uso de muito tato, técnica e conhecimento da anatomia humana. Não é usado nenhum tipo de medicamento.
O alinhamento vertebral tem indicação em todos os casos de:
- Cefaléias (dor de cabeça)
- Cervicalgias (dor na nuca e região próxima).
- Dorsalgias (dor região dorsal e peito)
- Lombalgias ( dor na região próxima ao quadril)
- Ciatalgias (chamada de dor ciática pelos leigos, que é a dor na coxa ou perna);
- Hérnia de disco;
- Parestesia em membros (formigamento) na perna ou braço, dependendo onde é o pinçamento vertebral);
- Desvios posturais e etc.

Nenhum comentário: